×

Orquestra Sinfônica Arte das Nações

O que é o projeto?

Proposta para a continuidade e manutenção das atividades de oficinas de instrumentos musicais e formação da Orquestra Sinfônica Arte das Nações mantida pela Associação Arte das Nações – O Instituto, que atende mais de 150 crianças e Jovens com o ensino de todos os instrumentos orquestrais.

Continuidade da realização permanente de dois encontros semanais para aulas de teoria musical, história da música e técnica instrumental.

Os alunos mais desenvolvidos musicalmente também participam de 02 ensaios semanais da Orquestra Sinfônica Arte das Nações.

 

Quais são os principais objetivos?

Objetivos Gerais

  • Democratizar o acesso a oficinas de música, reservando uma parte das vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade;
  • Impactar positivamente a cultural local;
  • Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento musical crítico e criativo;
  • Promover oficinas ricas em interatividade e de qualidade para toda a população;
  • Promover músicos profissionais para uma Orquestra Sinfônica

Objetivos Específicos

Produto: Oficina

Realizar 5 oficinas de instrumentos musicais, sendo eles: Violino, Violoncelo, Viola, Saxofone e Clarinete, Bumbo Sinfônico, Trompas, Trombone, Trompete, Flautas Transversal, Tímpanos.

Serão disponibilizadas 100 vagas totais.

Produto: Apresentação Musical

Realizar 2 apresentações de música instrumental ao final das oficinas para a comunidade local.

Realizar várias apresentações musicais e participações em eventos como: DESFILE DIA 7 DE SETEMBRO; TRADICIONAL DECORAÇÃO DE NATAL DE OSASCO; ENCONTRO NACIONAL DE BANDAS E FANFARRAS; DIA DE SANTO ANTONIO, etc.

Os alunos que se destacarem participarão, como músicos profissionais, da Orquestra Sinfônica Arte das Nações, com duas apresentações, em São Paulo e Amazonas Ocidental.

Estima-se um público geral de 2.700 pessoas

Etapas de Trabalho

Pré-produção

  • Captação de recursos;
  • Planejamento executivo;
  • Contratação dos oficineiros;
  • Planejamento das oficinas e definição de cronograma;
DURAÇÃO: 2 Meses

Produção

  • Divulgação;
  • Fase de seleção;
  • Realização das oficinas;
  • Execução dos planos de aula;
  • Ensaios e classificação para Orquestra Sinfônica
  • Realização das apresentações musicais;
DURAÇÃO: 5 Meses

Pós -produção

  • Fechamento do projeto;
  • Prestação de contas.
DURAÇÃO: 2 Meses

Especificações Técnicas

Projeto Pedagógico/24

  1. Usuário

O público alvo será crianças e jovens de 11 a 30 anos de escola pública da região de Osasco e São Paulo jovens carentes da comunidade. Pretendemos atender nas oficinas os usuários que já estão inseridos na Organização Social, assim como, novos alunos de escolas públicas e jovens da região metropolitana de São Paulo. Pretende-se com a implementação do Projeto Orquestra Sinfônica Arte das Nações ampliar a demanda de participantes e oferecer espaço para a comunidade usufruir dos benefícios. Através de parcerias com as escolas do território serão atendidos 100 alunos, a partir da indicação da direção escolar (o aluno precisa ser assíduo e dedicado no aprendizado escolar), redimensionando aulas dos mais diversificados instrumentos musicais.  A iniciativa pretende descobrir talentos entre os alunos das escolas públicas e jovens das comunidades.

1.1 Inscrição e seleção

Serão disponibilizadas 100 vagas para Iniciação Musical (ciclo I) e 30 vagas para Orquestra Sinfônica (ciclo II). As oficinas serão ministradas pelo Professor e Maestro Giovanni Queiros de Lira. As aulas das oficinas serão realizadas no pátio da EMEF Professor Luciano Felicio Biondo, localizado Av. Flora, 271 – Jaguaribe, Osasco – SP, 06050-070

São necessários os seguintes documentos: Xerox do RG ou certidão de nascimento; Xerox do comprovante de residência; Atestado de frequência da escola; Preenchimento do cadastro do candidato interessado.                             A seleção de alunos será feita através de “prêmios” pela dedicação e assiduidade dos alunos em período escolar, sendo indicados pelos coordenadores de escolas e direção. Já os Jovens serão disponibilizadas 30 vagas divulgadas entre famílias e comunidade, sendo as inscrições limitadas aos 30 primeiros inscritos.

Ciclo I – Iniciação Musical: Os alunos poderão se inscrever através de ficha de inscrição com indicação da Coordenação e direção escolar, sendo feitas pelos pais ou responsável legal pelo menor. Para os jovens maiores de 18 anos a inscrição será feita através de ficha de inscrição disponibilizada no site da Organização, sendo limitados as 30 primeiras inscrições, e tendo fichas de inscrições reservas para substituir desistências.

Ciclo II – Orquestra: Os alunos serão avaliados durante todas as oficinas, sendo escolhidos os alunos que mais se destacaram em suas performances, assiduidade e dedicação, compondo, assim, a Orquestra Sinfônica, na qual participará de eventos da cidade e apresentações externas.

Data de inscrição:  a partir de 03/01/24 até completar o limite de vagas

1.2. DENOMINAÇÃO: “Iniciação Musical” e “Orquestra Sinfônica”                                                                                                                                      1.3. CARGA HORÁRIA: Serão 5 oficinas – Cada oficina terá 24 horas/aula mensais – totalizando 120 horas/aulas durante o projeto 2024.

A – Iniciação Musical – 3h/aula – 12 aulas – Crianças e Jovens – de 11 a 30 anos        B – Orquestra Sinfônica – 3h/aula – 12 aulas – Intermediário e Avançado

Data de Início: 04/2024       Data de Termino: 09/2024

DIAS DA SEMANA E HORÁRIOS: Quarta-feira das 9h as 12h  Sábado das 9h00 as 12h00

1.4. EQUIPE TÉCNICA:

Diretor de Arte – Professor e Maestro: Giovanni Queiros de Lira – Irá ensinar os instrumentos musicais de todas as oficinas e será o maestro das Apresentações da Orquestra Sinfônica Arte das Nações

Diretor Geral do Projeto: Cilvana Aparecida Messias, sendo também responsável pela total gestão do processo decisório do projeto.

Coordenador Geral – Francisco Felinto da Silva Junior – Será responsável pela produção geral do projeto, contratação e negociação de serviços, profissionais e divulgação.

Coordenador de produção:  – Noemi Cecilio – Será responsável tecnicamente na implementação artística do projeto e suas necessidades, responsável por concretizar o designer da produção geral do projeto.

Coordenador Tecnico  – Rubens Garcia da Silva Filho – Cuida das atividades de apoio administrativo à área abrangendo a organização,  e produção geral do projeto.

RESULTADOS ESPERADOS / METAS:

O Projeto Orquestra Sinfônica Arte das Nações tem a perspectiva de formar uma grande orquestra de músicos, onde participarão de várias demonstrações e eventos sociais.

INICIAÇÃO MUSICAL – Etapa 1 – Dentro desse tema será abordada, desde o surgimento da música, até a teoria musical moderna e suas diversidades, quando se trata de teoria musical, se tem a impressão que seja uma coisa muito complexa, na verdade é, mas, tudo é uma questão de como ela é vista, ou seja, se torna bem simples trabalhando com um método que os alunos entendam. Espera-se que os alunos aprendam a ler partitura e escrever suas próprias músicas, porém, dependerá da dedicação de cada um com o curso.

Orquestra Sinfônica   – Etapa 2 – Nesse processo, por ser mais avançado, espera-se que o aluno desenvolva todos os ensinamentos das aulas teóricas, juntamente com a prática, relacionando as notas musicais com os sons e os toques dos seus respectivos instrumentos. Cada aluno deverá se comprometer com o aprendizado, estando sempre disposto a aprender e em dia com as atividades propostas.

Instrumentos didáticos para aulas das oficinas: Violino, Violoncelo, Viola, Saxofone, Clarinete, Bumbo Sinfonico, Trompa, Trombone, Trompete, Timpanos – serão adquiridos neste projeto, (Trompetes, Flugels, Tuba, Eufonio, Trombones de Vara, Trompas, Caixa de Bateria, Pratos, Carrilhão – adquiridos em projeto anterior)

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Os alunos terão aula de inicialização musical utilizando o método Standard of Execelent para iniciantes e Rubank para turma avançada; Seleção das músicas (repertório)a serem ensaiadas; Definição dos instrumentos a ser tocados pelos alunos; os procedimentos metodológicos não são assumidos como receitas fechadas, autocentradas e constituídas impositivamente como principal componente da investigação. Mediante a complexidade do fenômeno não é possível centrar-nos em fórmulas fechadas. As metodologias servirão de norteadores e bússolas que indicam os possíveis caminhos.

IMPLEMENTAÇÃO DAS PROPOSTAS:

Por tratar-se de um projeto em continuidade, os alunos já integrantes do projeto continuarão o processo de aperfeiçoamento do uso dos instrumentos, e os ingressantes (novos alunos) iniciarão a prática;

Reunião de comunicação da convocação dos alunos com assinatura de termo de ciência;

AVALIAÇÃO: Contínua, buscando avaliar o conjunto, o processo de aprendizagem, a dedicação, a assimilação e ao mesmo tempo o desenvolvimento de cada aluno. Também será avaliado o êxito das apresentações para públicos externos (festivais, datas comemorativas, festas culturais, comunidade do entorno, repartições públicas, concursos etc.).

PERIODICIDADE:  A avaliação do professor será feita de forma contínua, em aula e apresentações.

 

Sinopse de Obra

Serão oficinas de música e instrumentos musicais para compor a Orquestra Sinfonica Arte das Nações : Violas, Violoncelos, Violinos, Saxofones, Clarinetes, Trompas, Trombones de Vara, Trompetes, Par de Timpanos, Bumbo Sinfonico, Flautas Transversal, para crianças e jovens entre 11 e 30 anos matriculadas na rede pública (Prioritariamente em situação de vulnerabilidade social), além de ter uma parte das vagas reservadas para terceira idade. Cada oficina terá carga horária de 24 horas mensais. Serão disponibilizadas 100 vagas, divulgadas nas escolas públicas da cidade, de acordo com a regional, e também na comunidade local.

 

Democratização de Acesso

Democratização de Acesso: Oficina

– Serão gratuitos todas as oficinas e apresentações

Adotamos o exposto no inciso IV do artigo 28 da IN nº 01/2023 , a saber:

IV – disponibilizar, na Internet, registros audiovisuais dos espetáculos, das exposições, das atividades de ensino e de outros eventos referente ao produto principal;

Adotamos também, ensaios abertos, exposto no inciso VI do artigo 28 da IN nº 01/2023 , a saber:

VI – realizar, gratuitamente, atividade paralelas aos projetos, tais como ensaios abertos, estágios, cursos, treinamentos, palestras, exposições, mostras e oficinas.

Democratização de Acesso: Apresentação Musical

– Serão Gratuitos todas as apresentações

Adotamos também o exposto no inciso IV do artigo 28 da IN nº 01/2023, a saber:

IV – disponibilizar, na Internet, registros audiovisuais dos espetáculos, das exposições, das atividades de ensino e de outros eventos referente ao produto principal;

Contrapartida Social –

Ensaio aberto – disponibilazamos ensaio geral e aberto para alunos, professores, comunidade local e pais de alunos assistirem o desenvolvimento da Orquestra Sinfonica Arte das Nações.

Adotamos, ensaios abertos, exposto no inciso VI do artigo 28 da IN nº 01/2023 , a saber:

VI – realizar, gratuitamente, atividade paralelas aos projetos, tais como ensaios abertos, estágios, cursos, treinamentos, palestras, exposições, mostras e oficinas.

Serão gratuitos todos os ensaios e apresentações – Livre acesso

Adotamos também o exposto no inciso IV do artigo 28 da IN nº 1/2023, a saber:

IV – disponibilizar, na Internet, registros audiovisuais dos espetáculos, das exposições, das atividades de ensino e de outros eventos referente ao produto principal.

 

Justificativa

O contexto em que a iniciativa da formação da Associação Cultural e Social Arte da Nações – O Instituto e posterior criação e manutenção da Orquestra Sinfônica Arte das Nações se insere, pode ser descrito, através do descortinar de um cenário que apresenta um Estado que, ano após ano, vem superando seus próprios desafios de levar a arte ao profissionalismo de cada participante da Orquestra, que vem agregado a um crescimento intelectual, pessoal e economico, que traga consigo oportunidade e sustentabilidade na comunidade.

O projeto “Orquestra Sinfonica Arte das Nações” é um projeto que prevê a realização de oficinas de música, onde serão oferecidos os seguintes cursos: Violino, Violoncelo, Viola, Saxofone e clarinete, Bumbo Sinfonico, Trompa, Trombone, Trompete, Timpanos, agregando a varios outros instrumentos que compoem uma Orquestra Sinfonica. As oficinas ainda contemplam atividades que falam sobre a música e sociedade. Além de, ao fim do projeto, haverá duas apresentações de música instrumental ao final das oficinas, sendo essas apresentações protagonizadas pelos alunos das oficinas. E a Orquestra Sinfonica Arte das Nações fara duas apresentações na região metropolitana de Sao Paulo e em Amazonas Ocidental, participando também de várias apresentações em festivais, encontros de bandas, evento cívico e comemorativos como Natal e dia das mães.

As oficinas de música são atividades que visam a construção e o aprimoramento do conhecimento musical, intelectual e técnico daqueles que estarão participando. Essas atividades são de extrema importância e essenciais para a formação do público e de músicos, sobretudo aqueles envolvidos com a prática musical em grupo como a prática orquestral e as oficinas contarão com apreciação musical e concertos didáticos, trabalhando a interpretação, leitura, compreensão e estética.

Dessa forma, o projeto se propõe a democratizar o acesso, reservando uma parte das vagas para crianças e adolescentes matriculados na rede pública, além de apresentar um produto com alto valor cultural, estimulando o mercado artístico brasileiro juntamente a geração de empregos diretos e indiretos.

A proposta, ainda, se enquadra nos objetivos expressados no art. 1° da Lei 8.313, sendo

I – contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais;

II – promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais;

III – apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores;

IV – proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional;

Para isso, o projeto se enquadra nos seguintes incisos do art. 3 da mesma Lei

 

I – incentivo à formação artística e cultural, mediante:

  1. c) instalação e manutenção de cursos de caráter cultural ou artístico, destinados à formação, especialização e aperfeiçoamento de pessoal da área da cultura, em estabelecimentos de ensino sem fins lucrativos;

II – fomento à produção cultural e artística, mediante:

  1. c) realização de exposições, festivais de arte, espetáculos de artes cênicas, de música e de folclore;

 

Outras Informações

Este projeto inclui oficinas de instrumentos musicais e uma Orquestra Sinfonica Arte das Nações. Após a formação completa da Orquestra faremos apresentações na Grande São Paulo e outro Estado como no Amazonas Ocidental. Para as etapas do projeto será necessária a aquisição de alguns instrumentos musicais, dando continuidade no objetivo que é a formação da Orquestra Sinfonica com 50 musicos profissionais e trinta musicos iniciados.

INICIAÇÃO MUSICAL – Etapa 1 – Dentro desse tema será abordada, desde o surgimento da música, até a teoria musical moderna e suas diversidades, quando se trata de teoria musical, se tem a impressão que seja uma coisa muito complexa, na verdade é, mas, tudo é uma questão de como ela é vista, ou seja, se torna bem simples trabalhando com um método que os alunos entendam. Espera-se que os alunos aprendam a ler partitura e escrever suas próprias músicas, porém, dependerá da dedicação de cada um com o curso.

Orquestra Sinfônica   – Etapa 2 – Nesse processo, por ser mais avançado, espera-se que o aluno desenvolva todos os ensinamentos das aulas teóricas, juntamente com a prática, relacionando as notas musicais com os sons e os toques dos seus respectivos instrumentos. Cada aluno deverá se comprometer com o aprendizado, estando sempre disposto a aprender e em dia com as atividades propostas.

 

RESULTADOS ESPERADOS / METAS:

O Projeto Orquestra Sinfônica Arte das Nações tem a perspectiva de formar uma grande orquestra de músicos, onde participarão de várias demonstrações e eventos sociais.

O projeto irá contribuir com a organização através de um Plano de Marketing Cultural com a Criação da Orquestra , uma vez que o mesmo promoverá muitos impactos positivos.

Sendo, inicialmente, percebidas melhorias que acarretarão em uma situação socio-cultural satisfatória, seja através de mudanças nas atividades organizacionais ou no atendimento a pessoas vulneraveis, o que proporcionará condições a organização para honrar seus compromissos, assim como zelar de forma mais apropriada por seu patrimonio cultural.

Não menos importante, fazer desse projeto uma forma de engrandecimento pessoal para seus integrantes e participantes, e ainda, disponibilizar a referente Orquestra para futuros profissionais da Cultura Brasileira.

 

Local de realização

Brasil     São Paulo            Osasco

Brasil     Amazonas

Notícias do Projeto

Por que a música como forma de ensino?

15/12/2023

A música é um poderoso veículo de educação e crescimento para os jovens por uma série de motivos inspiradores. Desde tempos imemoriais, ela tem sido uma linguagem universal que transcende barreiras culturais, conectando pessoas e…

Osasco: Desvendando o Coração da Metrópole – 5 Segredos Surpreendentes

13/10/2023

Osasco, uma cidade situada no estado de São Paulo, possui uma rica história e um papel significativo no desenvolvimento do Brasil. Desde seus primórdios como uma área de olarias e ferrovias até sua emancipação como…

Ver Todas

Responsáveis

Francisco Felinto
Ver Perfil
Noemi
Ver Perfil
Gerente de Marketing
Richard Zumkeller
Ver Perfil

Quem faz acontecer

 

Apoio

Patrocinadores

Realização